


HINO RIO-GRANDENSE Como a aurora precursora/do farol da Divindade/foi o vinte de setembro//o precursor da liberdade. estribilho: Mostremos valor, constância,/nesta ímpia e injusta guerra/sirvam nossas façanhas/de modelo a toda a terra/de modelo a toda terra/sirvam nossas façanhas/de modelo a toda terra. Mas não basta prá ser livre/ser forte,aguerrido e bravo/povo que não tem virtude/acaba por ser escravo.
O artista é são-luizense, ísto é, é natural de São Luiz Gonzaga, conterrâneo do payador do Rio Grande. O extraordinário trabalho que realiza é uma obra de fôlego e reveladora de todo o seu talento de autodidata. Como sempre digo, o autodidatismo não é nada mais, nada menos do que lembranças de uma vida anterior em que foi um renomado artista da cinzel Se nasceu escultor é porque foi escultor. Não tenho a menor dúvida quanto a isso. <|P>
Ruth Teles retornou depois de um tempo afastada por motivo de saúde. E voltou com toda a garra e exuberância divinal. Recitando como nunca nossos poetas crioulos. Pessoalmente acho que dois tipos de seres humanos se aproximam da angelização. E os dois estão ligados a arte. Um é o ser que canta como um rouxinol os versos de uma poesia, com o fervor de uma prece, com o grito de uma dor e o alegre colorido de todas as primaveras. O outro ser é coletivo, é um coral. Que lindo, parecem anjos cantando musicas do céu. Ruth Teles parece um pássaro divino. Que os Deuses lhe lhe dêem longa vida. Ave Ruth, nós te saudamos. <|p>
__________________________________________________________________
Criada pelas maiores expressões literárias da época, a Sociedade aglutinou em torno do seu nome poetas e prosadores como os irmãos Apolinário e Achiles PortoAlegre, Múcio Teixeira, Caldre Fião, Lobo da Costa, Eudoro Berlink, Aurelio Bittencourt, Hilário Ribeiro,Taveira Junior, Amalia Figueroa e Luciana de Abreu A atual Diretoria liderada pelo presidente Benedito Saldanha dedica-se a buscar soluções para o problema maior da sociedade. A aquisição da séde própria. Projetos estão sendo feitos para atingir esse objetivo em curto espaço de tempo. De nossa parte oferecemos esse espaço para divulgação de suas atividades, esperando ajudar o Parthenon a voltar aos bons tempos de todo o seu esplendor cultural e literário.
ATUAL DIRETORIA:
Benedito Saldanha
Vice-Presidente: Alzira Bàn.
Tesoureiro: Serafim de Lima Filho.
Secretário. Fábio Dullius.
CONSELHO CONSULTIVO:
Felipe Cardon, Dilmar Paixão e Álvaro Leão.
CONSELHO FISCAL:
Lourival Villas-Boas, Carlos Rampanelli e Vilson
quadros.
________________________________________
Reune-se todas as quintas-feiras em sua sede na Rua Dos Andradas, sob a presidência do escritor poeta e advogado Dr. Francisco Pereira Rodrigues. A ALR tem nos quadros associativos escritores como o historiador, Moacir Flores, o poeta Luiz de Miranda e outros grandes que traremos a lume neste blog da EPC. Com o decesso físico de alguns dos seus associados vagaram cinco cadeiras da quais eram titulares: o escritor Mozart Pereira Soares (ex-presidente da EPC), poeta Jose Hilário Ajalla Retamozo (ex-presidente da EPC), Dr. Flavio Caio Prates da Silveira (ex-presidente da EPC), Dr.Hugo Rodrigues Ramirez (idealizador e ex-presidente da EPC), Ir. Elvio Clemente, o último presidente da ALR.
______________________________________________________
Numa parceria com o Grupo Nativo "Chama Nativa" do Hospital Conceição, a EPC realizará um arroz de carreteiro no galpão crioulo do HC no Acampamento Farroupilha.dia 12 de Setembro. O carreteiro custará 12 reais. e os convites estão a disposição na sede da EPC. e posteriormente no local onde será servido. Haverá uma pequena palestra proferida pelo ex-presidente Sergio Padilha as 13:00 e as 14:00 será servido o carreteiro com música e poesia.
_______________________________________________________
Aí estão os tres elementos da Natureza reunidos nesta foto: Mineral, (terra) vegetal, (capim,mato) e animal. cavalo e homem. O progresso desenfreado, o modernismo, tem afastado o homem do seu elemento natural. A busca do conforto proporcionado pelos inventos teconólogicos parece ser o principal objetivo do citadino. do colafina, como dizemos. E nessa busca veio junto todo o tipo de enfermidades. Não afirmamos e desconfiamos que, muitas dessas doenças se originam na alimentação embalada em plásticos e enlatados. São agregados a esses alimentos substâncias para mantê-los consumíveis por um largo tempo, e essas tais substâncias são as responsáveis pelo surgimento de tipos de doenças. O Alzhimer, por exemplo é uma enfermidade existente, como as outras, no organismo humano que atua no cérebro, só aparecendo com mais frequência na faixa dos 70 anos para adiante quando há o natural enfraquecimento da memória. Rescrudesceu com o surgimento de enlatados, embutidos e embalagens de plástico com alimentos tratados quimicamente para resistirem ao tempo, permancendo longo tempo hermeticamente fechados. Nem todos os organismos assimilam certas elementos químicos dosados nos alimentos, a metabolização dos mesmos pode causar complicações. Não existe alimento mais são do que a comida caseira, feita em panela de ferro. O contato com a natureza: como esses três gaúchos da foto com o ar puro, livre dos poluentes industriáis produzido pelo progresso desenfreado; com o cheiro medicinal do mato balsamizando o ar que se respira,a atividade física saudável, contribuem para uma longevidade melhor e cheia de boa saúde como a que goza o homem do campo. Estas são razões que nos levam ao culto das nossas tradições campeiras, costumes e hábitos não poluidos, materialmente e moralmente, pela desenfreada ganância do sistema capitalista de produção e consumo. Homem, cavalo e campo, são partes da Natureza, tal como ela é, pura, saudável e longeva. <|p>
________________________________________________
O farol Cristovão Pereira de Abreu localiza-se ás márgens da Lagoa dos Patos á 25 quilômetros a Oeste de Mostardas. Ao Sul está o Farol do Capão da Marca, distante 28 quilômetros do Farol Cristovão Pereira de Abreu, inaugurado pelo Imperador D. Pedro II em 1849. A construção do farol Cristovão se iniciou em 1858 e foi concluido em 1886 e foram gastos 28 anos na sua construção.(wilkipédia)
__________________________________________
Em 1863 o cel. Anibal Antunes Maciel adquiriu de Vicente Aurélio Prates uma chácara para da-la ao filho Anibal Antunes Maciel como presente de seu casamento com a carioca Amélia Hartley de Brito. Anibal Antunes Maciel alforriou seus escravos quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea e por esse ato foi agraciado com o título de Barão dos Tres Serros, pelo Imperador D. Pedro II. Faleceu aos 49 anos. O antigo nome chácara dos Barões foi substituido pelo de Solar da Baronesa em razão de sua viuvez. Transformou-se em Museu Municipal Parque da Baronesa e guarda o mobiliário da familia e outras peças e um raríssimo acervo de cristais do colecionador e artista plástico canguçuense Adail Bento Costa
Esse é o verdadeiro nome de Pablo Neruda que foi consul chileno na Birmania, Espanha, Argentina e embaixador na França. Foi agraciado com oTítulo de "Doutor honoris causa" pela Universidade de Oxford na Grã-Bretanha (Inglaterra). Da sua vasta obra literária iniciada aos quinze anos de idade, Canto General (Canto Geral) é uma ode as belezas naturais e ao povo da America. Foi Senador e abriu mão de sua candidatura á presidência do Chile em favor de seu amigo Salvador Allende, cuja morte provocada pelo golpe militar comandado por Augusto Pinochet, causou-lhe profunda tristeza que o levou a morte.
______________________________________________________
Se originou dos animais de sangue andaluz e berbere. Foi introduzido no continente americano pelo aventureiro espanhol Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, nos primórdios do Descobrimento. No Rio Grande do Sul, em 1634, se iniciam as criações de equinos trazidos pelos jesuitas Cristóbal de Mendonza e Pedro Romero. Assim como os mustangs americanos, os animais que originaram o cavalo crioulo, eram caçados e domados por índios cavaleiros minuanos e charruas, e estancieiros. O cavalo crioulo espalhou-se pelo Brasil, especialmento pelo Rio Grande do Sul.
____________________________________________________________
é o nome do poeta pelotense lírico parnasiano, que fugiu do hospital para morrer, totalmente embriagado, num valetão existente na esquina das Ruas Gen. Argolo e Alm. Barroso, e onde esta sua herma de bronze moldada pelo artista pelotense Frazão.
____________________________________________________________
Giusepe Garibaldi, um aventureiro italiano que consagrou-se herói de duas pátrias, reconheceu o extraordinário valor dos lanceiros, negros, mas, particularmente, reservou aos negros seus melhores elogios, enaltecendo a bravura, coragem e valentia com que se atiravam a luta. Ele afirmou não ter visto em nenhum lugar uma cavalaria tão aguerrida, tão brava e tão heróica como a dos lanceiros comandados pelo Tenente-coronel Joaquim Teixeira Nunes. Por suas palavras, e pelo temor que os imperiais tinham deles, podemos afirmar, que a independência buscada, estava na ponta de cada lança e a liberdade sonhada fluia nos seus corações para se agitar na taipa das veias, e que por isso, por esse ardor extremado, é que se tornavam invencíveis na materialização de dois sonhos. Um branco e outro negro: A independência territorial e política dos estancieiros prejudicados pela politica tributária do imperador brasileiro; a liberdade de uma raça aviltada, humilhada, espezinhada, presa a grelha infame, submetida ao tronco impiedoso. Esse desejo de ser livre foi o principal combustível alimentando a chama crepitante por trás do peito de cada negro escravo. Com a promessa de liberdade, espoucando-lhes nos ouvidos como hinos marciais , partiam para cima dos caramurús como leões ferozes, rugindo na garganta o tinir das grelhas quebradas, das algemas partidas, ouvindo no meio da refrega sangrenta, o ruido do totem miserável da tortura caindo ao chão, finalmente destruido. Esse sentimento, essa força interior que fazia rebentar todas as porteiras, todos os troncos, todos os ferros, infligia aos imperiais um temor espavorido e por causa dele inventaram Porongos. O Caxias, Lucas, Canabarro, Chico Pedro entraram num acordo para parirem Porongos. Se alçaram e se cruzaram para engendrar a mais ignóbil e vil traição que se poderia fazer ao negro, o único herói provado nas batalhas ,e jamais ao abrigo das barracas no meio do bivaque. Os heróis são esculpidos pelos cinzeis da corágem e da bravura no campo de batalha, no fervor da peleia. Terçando armas, repinicando as lanças, brandindo adagas e facões, movidos pelo desejo de serem livres! Esses pobres tauras, magnificos centauros reluzentes foram apeados dos seus tronos de quatro patas e confinados entre o Torrinha e o Porongos e ali, enquanto Canabarro deitava-se com a mulher do cirurgião do exército farrapo, eram covardemente, impiedosamente chacinados porque, essa, era a única maneira de vencer aqueles homens, no dizer do barão do império. luso-brasileiro. Imbatíveis na luta foram abatidos como bois no matadouro. A pátria rio-grandense deve a esse homens um monumento um Panteão á bravura negra, resgatando dessa forma a promessa de liberdade não cumprida. Caxias traiu cada um desses gigante de ébanos esculpidos pelos cinzeis depois quebrados e jogados no abismo do esquecimento. Glória aos negros do Corpo de Lanceiros da 1ª Linha comandados por Joaquim Teixeira Nunes, um herói verdadeiro que o canalha do Manduca Rodrigues assassinou, diante dos olhos do coronel do exercito imperial, o famigerado Francisco Pedro de Abreu, o Chico Pedro, o traiçoeiro Moringue.
___________________________________________________
Sócio Efetivo da Estância da Poesia Crioula desde 1968, o poeta e escritor Oliveira Ferreira Silveira, rosariense de nascimento, foi o criador do "Dia Nacional da Consciência Negra", um "lanceiro negro" na luta pela consciência social do negro no Rio Grande do Sul e no Brasil. Morreu em Porto Alegre, no dia 1º de janeiro de 2009. Para homenagear sua memória a EPC torna público que encontram-se abertas, até o dia 25 de Maio do corrente ano, as inscrições para o Concurso de Poesia "Oliveira Silveira".
REGULAMENTO
1. Poderão participar do concurso poetas de todo o territorio nacional e de lingua espanhola e lusa, inclusive os da bacia do Prata;
2. A temática será "O Negro e sua Saga" no Rio Grande do Sul e no Brasil;
3. A poesia deverá ser inédita, em qualquer modalidade, rimada ou não, não devendo exceder a oitenta versos (80) ou linhas;
4. Cada autor poderá concorrer com um trabalho;
5. Os trabalhos devem ser remetidos em três vias (03), nelas constando, apenas, o título da poesia e o pseudônimo do autor;
6. Em um envelope separado: endereço com o CEP, telefone e nome do autor por extenso;
7. Endereço para remessa dos trabalhos. O mesmo da EPC;
8. Telefone para informações (51)32123362 c/Leal;
9. Serão premiadas as poesias classificadas até ao 5º lugar, cujos resultados serão proclamados e os premios conferidos em sessão solene, por ocasião do 53º Rodeio dos Poetas Crioulos, a realizar-se em Porton Alegre, na últimaq semana do mes de junho de 2009.
Atenciosamente
Jose Machado Leal
presidente da EPC.
_________________________________________
CURIOSIDADE
A gineteada em aporreados e novilhos é considerado um esporte de competição rural, onde o gaúcho exibe destreza, agilidade, força e coragem montando em pelo o chucro.
____________________________________<|p>_____
A caça ao tatu é uma das mais divertidas que o gaúcho conhece. Geralmente, dois homens com uma pá de corte e uma parelha de cães tatuzeiros, saem a noite a procurar "mineiras," local onde se encontram tocas de tatu. Os cachorros açulados vão na frente e encontrando uma toca com tatu, ficam a sua entrada latindo. Verificando que o tatu esta muito fundo eles usam a pá de corte abrindo um buraco atrás da toca até encontra-la. Introduzem a mão e puxam o bicho para fora quando se recusa a sair, ou com medo dos cães tenta sair pela nova abertura quando é agarrado
São atividades campeiras de marcação, de aparte, e festivo. Rodeio de marcação é aquele em que o gado é conduzido por um corredor até a "tronqueira" onde é imobilizado é marcado. Isso ocorre quando as crias são muitas e ainda novilhas ou novilhos, são marcados com um ferro incandecente como propriedades da estancia. O rodeio de aparte, é aquele em que grande quantidade de gado são separado para a comercialização. Rodeio festivo é o que são disputadas provas campeiras com a participação do pessoal das estancias exibindo suas qualidades de laçador, pealador, paleteador, domador, e outras provas. Neste rodeio são realizados fandangos, concursos de trova etc, etc.<|p>
___________________________________________________
Projeto para realização do Chimarrão Poético em restaurantes ou clubes sociais, onde haverá concursos de trovas literárias gauchescas compostas por uma estrofe de dez versos (décimas) elaboradas a partir de um tema escolhido no momento. As cinco primeirasdécimareceberão troféus e diplomas de participação no Concurso de Trovas Literárias gauchescas. O evento será em ambiente, localizado, e com a participação de convidados. Haverá declamação de poesias crioulas. O trabalhos serão entregues ao dirigente do Chimar- rão Poético e a premiação se realizara na quarta-feira da semana seguinte. Este "sarau público" poético será sempre as quartas- feiras. Seria bom agregar um violão ou gaita para dar apoio a declamação ou ao canto. O evento, em si, segue as linhas mestras do Café-Poético, da União Brasileira de Trovadores criada por Luiz Otavio, poeta carioca, falecido. O projeto está sendo examinado pela Comissão de Estudos Avaliação de Projetos Literários da EPC. <|p>_______________________________________________
Se originou entre os arabes a 3 mil anos aC, Passou para a America do Sul pelas mãos dos espanhóis e através deles entrou no Rio Grande do Sul passando a fazer parte das tradições gaúchas. O Jogo em si realiza-se entre dois jogadores postados além de raias opostas, separadas por mais ou menos seis metros de distância. O jogador que vence o sorteio do osso atira primeiro depois de depositarem as apostas nas mãos de um terceiro jogador. O osso de dois lados, "culo" em baixo e "sorte" em cima, lançado pelo ar deverá cair além da raia oposta, ganhando o atirador se o osso cair nas seguintes posições: ao cair rolar pelo chão e parar com a "sorte" para cima; ao cair no chão e ficar "meio de lado" com a "sorte" para cima; ao cair cravar a ponta no chão com a sorte para cima. Este tiro é o mais bonito, e é conhecido como "sorte cravada" ou "suerte clavada" Se em todas essa posições o osso apresentar o "culo voltado para cima o atirador perderá todos os lances e o ganhador será o seu oponente.
_________________________________________________________
Os que nascem na cidade e assimilam o estilo europeu de vida, no vestuário, na alimentação, na educação etiquetada, olvidam com facilidade suas orígens, sua ancestralidade. Todos os citadinos tem na raíz genealógica o homem do campo. Antes dos modos sofisticados, das vestes requintadas, e do falar afetado, dúbio e hipócrita, cultivados ainda hoje ,os homens eram rústicos, simples, verdadeiros, expunham suas opiniões pessoais com convicção diretamente, cara a cara, sem nunca esquecerem o direito do outro ser e dizer o que quizesse. No campo, no interior, os homens ainda são os mesmos, com algumas variações, e cultivam o que de melhor receberam dos seus ancestrais, como principios morais e éticos, rudes é verdade, mas que possuem a qualidade do superior de onde surgem o respeito, a lealdade, a fidelidade, a honestidade, a dignidade e a honra. Essas qualidades e virtudes não são urbanas apenas coexistem. Essas qualidades são campesinas e campeiras, corrompidas pela vivência urbana instituida no sistema capitalista manipulador da conciência humana na qual imbutem seus princípios da vida única e por isso, vive-se hoje, intensamente, porque "o amanhã a Deus pertence", numa peleia sem quartel para serem os primeiros a atingir o paraiso terreal configurado no que o dinheiro em exccesso pode fazer. Falem os contrários o que quiserem falar, mas há uma extraordinaria distância entre o capim do campo e a erva urbana Entre o vestido da prenda e a mini-saia das "girls" , entre o "indigo blue" e o tênis, e a bombacha e a bota. Os primeiros vivenciam uma alegria "bombada", chapada, e são capazes de tudo para dansar, beber gozar, roubar, matar, e vituperar no seu jeito displicente arrogante e desrespeitoso, aqueles que em nome do que é sadio e puro, cultivam o melhor que receberam dos seus pais. O campo ainda tem muito para ensinar á cidade, e o carquincha nonagenário quando resmunga,expressa sentimentos leais aos da cidade desrespeitados por essa gurizada moderninha, egoista, e má. Sued Macedo.
_________________________________________
A Estância da Poesia Crioula tem a honra de convidar poetas e escritores, cultores da temática regional gaúcha, de língua portuguesa e espanhola, do Estado, do Brasil e países do Prata, para os eventos do 53º Rodeio dos Poetas Crioulos do Rio Grande do Sul a realizar-se em Porto Alegre, nos dias 26, 27,28 de junho de 2009.
Local: Câmara Municipal de Porto Alegre
Auditorio Ana Terra
Av. Loureiro da Silva 255:
Palestra em memória do Patrono Espiritual do Rodeio, proferida pelo professor e sociólogo Edilson Nabarro;
Painel: As pesquisas do folclóre gaúcho e a evolução da arte regional gauchesca no RS, a partir de João Carlos Paixão Cortes e Luiz Carlos Barbosa Lessa
Painelista: Folclorista Dr. João Carlos Paixão Cortes;
Debatedores: Tradicionalistas e poetas presentes ao Rodeio;
dia 27 de junho, sábado ás 15:00;
Local: Câmara Municipal de Porto Alegre
Auditorio Glênio Peres
Av. Loureiro da Silva 255:
Abertura: Apresentação do Hino Rio-grandense;
Painel: A poesia crioula e sua importância no crescimento qualitativo dos Festivais de Nativismo do RS;
Painelista: Poeta e escritor Dr. Alcy de Vargas Cheuiche;
Debatedores: Poetas e Compositores presentes ao Rodeio;
Entrega de troféus e Diplomas aos vencedores do Concurso de Poesia "Oliveira Silveira", com a apresentação dos poemas laureados e a poesia de Ruth Telles homenageando os poetas premiados;
Dia 28 de junho, domingo;
Ás 11 horas: Romaria da saudade junto a "Pedra da Memória", a cargo do padre/poeta Amadeu Gomes Canellas, quando serão prestadas homenagens de saudade aos poetas mortos e á memória de Manoel Martins, o Martins Livreiro, por seu incansável trabalho em prol do livro regional;
às 12:30 min: Churrasco de confraternização e tertúlia de ecerramento do Rodeio no Galpão Crioulo, fundos da Câmara Municipal de Porto Alegre;
Cerimonial: A cargo do poeta Avelino Alexandre Collet:
Troféu Lanceiro Negro, elaborado pelo Artista Plástico Hidalgo Adams. Patrocínio de AMBEP.<|p>
________________________________________________________________
____________________________________________
Esta é uma idéia que levaremos á Comissão de Avaliação de Projeto da EPC objetivando premiar trabalhos em prosa regionalista rio-grandense. O Premio será constituido da Medalha, o respectivo Diploma de Honra ao Mérito e uma soma em dinheiro Será anual e entregue em solenidade especial ao autor, no dia em que se comemoraria o aniversário do Fundador da Estancia da Poesia Crioula. <|p>
__________________________________________________________
Está em estudos na Comissão de Avaliação de Projetos, da EPC, uma sugestão apresentada á Diretoria para que seja criado o Concurso Estadual de Declamação Florisbela Carneiro Zimmermann com Diploma e troféu e uma soma em dinheiro entregues ao vencedor. O Concurso terá inscrições em nivel de municipio e será desenvolvido em fases classificatória e eliminatoria. Os vencedores municipais disputarão a final em evento festivo em Porto Alegre.
_______________________________________________________